Após os atentados de sábado , onde houve-se vários mortos e feridos, o governo Turco insiste na hipótese de ter sido o governo da Síria que atacou o território Turco . Colocando a culpa na força de agentes especiais da Síria que teriam se envolvido com o ataque desta forma colaborando para a morte de civis turcos.
No entanto, em meio a acusação nos noticiários vemos constantemente que não existe uma certeza acerca destes atentados. O que de todo caso implica em uma incerteza para a população turca e síria , esta segunda por sua vez esta em meio a uma guerra civil faz dois anos com milhares de mortos.
O que vemos sobre a Síria nos telejornais tem apenas reforçado o fato deles estarem claramente agredindo os direitos humanos. No entanto o que fazer?
Embora o governo turco declare sempre nas entrevistas que a culpa do atentado é do estado sírio, temos lá nossas ressalvas sobre o assunto, afinal a Turquia também vem ao longo dos anos sofrendo com uma pressão civil dentro de seu território, e embora nos últimos meses aparentemente eles finalmente chegaram a uma espécime de acordo , não se pode descartar o fato de que os curdos como já fora relatado neste blog, possuem uma mélica para a libertação do povo curdo. Não afirmo que o atentado na Turquia tenha sido provocado por eles. Apenas trago aqui a reflexão de que é sempre mais fácil culpar o outro, ainda mais se este esta em "guerra" contra o governo. No entanto não vamos afirmar aqui que o governo sírio não tem nada haver com os atentados.
Tentei aqui apenas trazer uma reflexão , não sentido de que antes de condenar devemos observar todo o contexto.
by Iara S. Carpina
Fonte:
http://pt.euronews.com/2013/05/12/nove-pessoas-detidas-por-alegada-implicacao-no-atentado-na-turquia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário