Em decorrência do conflito na Síria, muitos cidadães sírios procuram refugio nos países que fazem fronteira com seu país. E no que diz em relação ao Líbano, nota-se que estes refugiados se mostram menos dependentes do governo e de ajuda internacional, ao contrário daqueles que se encontram na Turquia e na Jordânia.
Essa falta de dependência que os refugiados sírios possuem acaba por fazê-los procurarem sua forma para se estabelecer no país, trabalhando para o seu próprio sustento. E, segundo reportagem da Euronews, a mão de obra barata desses refugiados podem trazer problemas para a economia libanesa, que apresentou no ano passado deficit público. Essa mão de obra se torna um problema a medida em que tornam os alugueis mais caros, bem como o de alimentos. Sendo também um peso para os hospitais, transportes e setor energético, assim como destacado pela reportagem da Euronews.
A situação dos refugiados no Líbano mostra suas consequências para o país, e assim como destacado pelo ex ministro de Finanças do Líbano, as consequências podem vir em duas formas, a primeira econômica, e a segunda em relação a questão de que não sabe até que ponto o Líbano poderá sustentar as chegadas de refugiados.
Fonte: http://pt.euronews.com/2013/05/18/libano-o-impacto-economico-do-conflito-sirio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário