sábado, 16 de março de 2013

República da Turquia



Política

A politica turca passa por uma breve turbulência  que fora enfrentada durante a eleição legislativa no ano de 2011 , onde  a comissão eleitoral  retira da lista 12 candidatos que se apresentaram como independentes  entre eles estavam  os apoiados pelo BDP, Partido da Paz e Democracia.

O primeiro-ministro turco Ergodan, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP),  governado o  país desde 2002  e que procuravam em 2011 uma reeleição esmagadora contra seus adversários. Durante o ano de 2002 esta vitória fora particularmente notada pelos europeus que observavam o fato de que um partido islamita subia ao poder na secular Turquia. Tendo sido neste ano posto em duvidas a laicidade da Turquia. No entanto em 2004 o presente governante foi recebido em Bruxelas  começando a negociar com a então União Europeia  um  provável interesse a entrada da Turquia no  bloco europeu.

O presente governante  durante o ano  de 1998 , fora  o presidente da câmara municipal de Istambul , tendo sido preso por causa de um poema o que lhe rendeu grande popularidade. Tendo deixado o partido islamita e fundado um novo partido moderado, tornando –se em 2003 o primeiro  ministro da Turquia.   Cabendo lhe  ainda enfrentar o período  de crises econômicas na  Turquia, no qual fora bem sucedido em suas politicas. Em 2007 fora reeleito permitindo uma estabilidade política na Turquia, dando  lhe ainda a possibilidade de começar reformas na politica e economia do pais. Procurando produzir uma integridade estatal em um pais cheio de minoria, o então governante produz um  canal curdo, onde com espetáculos étnicos e linguísticos   não são mais  vistos como crime, sendo assim tolerados. Já no ano seguinte (2012) um escândalo politico –mafioso, envolve o pais tal escândalo tinha o envolvimento do então ministro das relações do interior  Mehmet Agar. Condenado no ano de 2011 pelo tribunal de Ancar.

Em fim, o presente pais enfrenta como todo pais em dado momento histórico de seu desenvolvimento os conflitos internos e ainda um desequilíbrio  regional que envolve o oriente médio , visto pelas  governanças internacionais como uma zona de conflito ,em que a guerra se sucede contra o terror. E um pais  que  tende a demonstrar os pontos de vistas e não aparenta buscar no  extremismo religioso  , no qual grande maioria de seus vizinhos se ancora.

Posted by Iara Carpina

 Based on :

http://pt.euronews.com/2011/06/10/erdogan-o-homem-do-momento/

Curiosidade da semana:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/celular/noticias/2013/03/130301_erdogan_sionismo_lk.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário