domingo, 10 de março de 2013

Israel e Palestina



                A terra que mana leite e mel, fazendo referência à Bíblia Sagrada, trata-se da terra prometida por Deus aos judeus que a conquistaram inicialmente com o rei Saul e foi expandida no reinado de Davi. Entretanto, sucessivas invasões estrangeiras e a tomada de Jerusalém por Nabucodonosor, deram inicio ao exílio do povo judeu. Mais tarde a região foi invadida por romanos – que lhe deram o nome de Palestina – provocando o inicio da diáspora judaica.  Posteriormente essa terra foi dominada por diversos povos muçulmanos, que permanecem na região ainda hoje. Com o passar do tempo o sionismo judeu defendia a criação de um Estado judeu na terra que para eles tem valor cultural e religioso.
             Atualmente o Estado da Palestina, proclamado em 1988, corresponde às regiões estabelecidas em acordos não aceitos pelos palestinos. Estes territórios se dividem em Cisjordânia, com uma área de 5.860 km² e uma população em que 75% são muçulmanos sunitas, 17% judeus e 8% cristãos outros, e na Faixa de Gaza, que ocupa uma área de 360 km² com população de 99,3% de muçulmanos e 0,7% de cristãos.
             Israel, por sua vez, é um país do Oriente Médio que ocupa uma área de 22.070 km², formada por regiões montanhosas com vales férteis e desertos montanhosos que têm sido transformados em terras produtivas a partir de grande avanço tecnológico. Encontra-se em posição estratégica, uma vez que está situado no ponto de encontro da Europa, Ásia e África, localizado a oeste da Ásia, fazendo fronteira ao norte com Líbano e Síria, a leste e sul com a Jordânia e com o Egito. Os idiomas oficiais são o hebraico e o árabe e sua população é composta majoritariamente por judeus (75,5 %), seguidos dos árabes (20,2 %) - maioria muçulmana e uma minoria de 4,3% representada por drussos, circassianos e outros que não são classificados por religião. Sua capital é Jerusalém, e sua forma de governo é a república parlamentarista com poder Legislativo, Executivo e Judiciário. 
              Ainda hoje há entre os países intenso conflito territorial, considerando que a região tem significado religioso e cultural para ambos os povos. 

Para mais informações sobre os conflitos territoriais entre Israel e Palestina acesse:


Postado por Cristhiane Carvalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário