O sunita Tamam Salam, ex-ministro da Cultura e membro da oposição pró-Ocidente, foi nomeado no dia 06 deste mês, Primeiro-Ministro do Líbano, cargo o qual foi renunciado no mês passado por Najib Mikati. Escolhido para o cargo quase unanimente, por 124 dos 128 membros do parlamento.
Dentre as questões que o novo primeiro ministro terá que tratar diz respeito ao conflito existente com a vizinha Síria, que aprofundou antigas tensões políticas no Líbano, se comprometendo a proteger o Líbano do conflito, trabalhando para acabar com as divisões dentro do Líbano e evitando um possível conflito dentro do país, bem como o sírio, formando um governo de interesse nacional. Processo que pode demandar tempo, uma vez que há a divisão entre os políticos libaneses, resultado isto da crise Síria.
Tendo
em vista a nomeação do novo primeiro ministro Líbano, é notória a dificuldade
que o mesmo terá em seu mandato, uma vez que existe o conflito vizinho, o qual
influência no governo do país, e por conta da existência da divisão entre os
interesses políticos. Contudo, deve-se salientar para a questão da posição do novo premier, o qual pode trazer uma nova cofiguração para as relações do país com o exterior.
Postado por Marcella Oliveira
Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/novo-primeiro-ministro-quer-proteger-o-libano-do-conflito-na-siria.html
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-06/libano-tera-primeiro-ministro-pro-ocidente
http://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2013/04/06/tamman-salam-nomme-premier-ministre-au-liban_3155346_3218.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário